sábado, 26 de março de 2016

Manual de um verdadeiro "RPGista"!

Em meio á tantos "fáceis" hoje em dia, o estilo antigo de ser um jogador de RPG, ou em maioria das vezes "Dungeon Crawler" pela posição do jogo, vem sendo extinto. O que quero dizer é: Antes a dificuldade dos jogos nos trazia problemas demais, e com isso, criamos táticas e manhas para passar daquilo da forma mais fácil possível. Porém, com a dificuldade dos jogos em baixa, principalmente com os rpg's tendo agora a opção "Easy" em muitos casos, isso se perdeu. Portanto, agora começam minhas dicas para aqueles que querem se aventurar nos antigões, ou em alguns novos que resgatem a dificuldade dos antigos. Mas se quiser usar para tirar de letra nos jogos mais novos, não haverão problemas.


Regra N°1: Treine á todo instante.
Acho que muitos também concordam que, treinar é a melhor forma de deixar qualquer RPG muito, mas muito mais fácil. Níveis e status a mais sempre são ótimos para ajudar nos combates futuros, uma boa dica é gastar o dinheiro desses treinos em bons equipamentos. E lembre-se de treinar perto de cidades, para caso esteja prestes á levar um Game Over a cidade não estar distante de você. Tenha elas como seu porto seguro.

Regra N°2: Monte uma boa equipe.

Na maioria esmagadora dos RPG's, se tem um party. Se você não faz nem ideia do que é um party precisausaroGoogle, saiba que é o seu time no jogo. Ter um bom time, e principalmente um time treinado é bom para facilitar as coisas. Você pode achar que isso não é muito necessário, mas diferente dos jogos atuais, você escolhia os seus parceiros e suas classes em tavernas, e já vi muito novato sair sozinho pelo World Map sem saber nem da existência das tavernas. Também é importante que ele seja regulado, por exemplo, um time só de curandeiros nunca vai dar certo, pois curandeiros geralmente tem pouco ataque, então não poderiam se sustentar em batalhas.

Regra N°3: Use seu dinheiro sabiamente.
Isso pode não parecer muito importante, ou até idiota, mas em um RPG você deve saber administrar seu dinheiro ou pode acabar no buraco. Praticamente todos os serviços das cidades são pagos, inclusive dormir, então sem dinheiro você não terá escolha se não lutar para obter esse dinheiro, e em meio a isso, está sujeito á morte. Procure não comprar as melhores armas/itens dos mercados de cara. Arranje um bom dinheiro antes e antes de gastar em algum item/arma, procure ver se tem dinheiro pra no mínimo dormir uma noite no hotel.

Regra N°4: Não gaste MP á toa.
MP pra quem não sabe são os "Magic Points", e obviamente toda magia consome uma parcela de nosso MP e/ou de nossos aliados. Lembre-se, se a batalha pode ser vencida na base da porrada, não há motivo pra ficar gastando magias por aí. Apenas as use se necessário.

Regra N°5: Sempre saia da cidade com itens de cura.
Nem sempre nossos curandeiros estão prontos para um deslize no Hp (Health Points) de nossa equipe. Nestes casos é sempre bom ter itens como Hi-Potions e talvez até Ethers para aumentar o MP do curandeiro, e ser o bastante para substituir a poção. Quando digo um item de cura, estou falando de itens que curem 100% do Hp do seu time, ou nem é valido.

Regra N°6: Nunca perca a chance de salvar o jogo.
Toda vez que tiver a oportunidade de salvar não perca a chance. Na maioria dos jogos antigos, depois do Game Over você VOLTA AO MENU. Ou seja, não tem outra vida, nem nada. Então pra não ter de reiniciar de um save á léguas do seu estado atual, procure salvar constantemente.

Regra N°7: Não seja ingênuo.

Em todo o RPG, haverão aqueles que lhe dirão por onde seguir. Porém também haverá quem queira te ferrar. Em outras palavras, você deve saber em quem confiar. Se você ver um minotauro com a cara do demônio e 4 braços com uma espada em cada, eu realmente não acreditaria em NADA do que ele diz. As vezes também tem pessoas que parecem ser muito confiáveis e que também te ferram. Para ter certeza de cada ação indicada por NPC's faça como detetives: Apenas aceite conselhos dados por 2 pessoas ou mais.

Regra N°8: Fique longe de cavernas!
É mais que óbvio que cavernas sempre são problemas em RPG's, labirintos onde podem surgir monstros em todos os lugares, e sair é um sufoco danado. Então procure evita-las caso sejam opcionais, á menos que tenha CERTEZA de entrar ali. Salve antes de entrar nelas e compre uma penca de itens de restauração de status, inclusive antídotos, itens para reviver, etc...

Regra N°9: Tenha conhecimentos sobre stats e atributos
É indispensável que em um jogo você conheça por exemplo um ataque de um guerreiro, ou de um mago, para saber das proporções de seus golpes. Também é importante saber se naquele jogo existem fraquezas e vantagem com os atributos. Porque se eu posso matar um inimigo facilmente com Ice por exemplo, pra que vou usar o Fire? É algo que ajudar MUITO na estratégia, e é muito importante.

Regra N°10 (opcional): Tenha conhecimentos do inglês.
(Eu sei que os textos na imagem estão em japonês...)
A maioria esmagadora dos RPG's que você vai jogar, ou já jogou, serão em inglês. Por isso é necessário saber pelo menos o bastante para entender as instruções do jogo mandadas pelos textos dos personagens. Se não souber absolutamente nada, procure jogar jogos em português, ou pelo menos, tenha um dicionário em mãos. Obs: Tenha eu como exemplo, zerei diversos RPG's em inglês com apenas a ajuda de um dicionário e hoje, ainda não sei muito, mas consigo deduzir tudo dito nos jogo com facilidade (talvez porque os jogos tenham muitas coisas típicas dos RPG's, então seria pela prática). Algo bom pra quem não sabe muito falar outras línguas é ter conhecimento da história, pois muitas partes da história influenciam no que você deve fazer no jogo.

E por aqui se encerra o manual. Talvez outro dia eu faça outro sobre outras coisas, mas por hoje é só isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário