sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

EarthBound (Análise)

Toda vez que eu jogo um RPG é a mesma coisa: Castelos, dragões, princesas, espadas e tudo apontando á idade média. Porém nem todos os jogos seguem isso, um bom exemplo é EarthBound.

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História: Ness é um garoto comum, mas um dia ele acorda no meio da noite com um barulho, um meteoro caiu bem perto da sua casa, e lá ele encontra Buzz Buzz, um inseto de 10 anos no futuro que diz que no futuro Giygas destruiu tudo, e falou para você recolher as oito melodias dos oito "Your Sanctuarys" para você ir junto de dois garotos e uma garota enfrentar e derrotar Giygas.

EarthBound tem sistemas muito evoluídos para a época de seu lançamento. Após certos ataques status eram deixados, como por exemplo o Freeze tinha esse efeito. 

As magias que se classificavam PSI's (poderes Psíquicos) eram classificadas em suas intensidades pelas letras: α(Alpha) β(Beta) δ(Delta) γ(Gamma) π(Pi) σ(Sigma) Ω(Omega), e também pelas categorias de Assistência, Ofensiva, Restauração entre outros.
*As batalhas tinham fundos com animações bem malucas...

No jogo os equipamentos tinham algo que até hoje não vi em qualquer lugar: Eles pareciam coisas comuns de hoje. Quero dizer, onde já se viu derrotar aliens com um taco de baseball ou um Yo-Yo? E então com uma frigideira? Devia ser difícil...

Quanto ás músicas tenho de dizer que está impecável. quase todas são empolgantes e é difícil não acabar cantarolando uma delas uma hora ou outra, seja ela alegre, triste, ou de suspense.
Em EarthBound as músicas acompanhadas dos momentos certos faziam grandes batalhas como a contra Giygas darem medo de verdade, já vi muito marmanjo tremer de medo nessa hora.
O Party
Como todo bom RPG (ou quase...), EarthBound tem seu Party. Diferente da maioria dos RPG's da época, os personagens tinham suas próprias tramas secundárias, dando mais personalidade e vida á sua equipe.


Ness: Poderes Psíquicos, força e defesa regulados, só tem uma PSI ofensiva, porém a melhor do jogo.
Paula: Poderes Psíquicos muito altos, vários poderes ofensivos e a habilidade "Pray" (rezar) que tem resultados aleatórias então nem sempre é bom usar, mas há uma hora onde isso é MUITO importante.
Jeff: Sem poderes Psíquicos, defesa e ataque regulados, pode usar itens especiais em batalhas e pode analisar e ver as fraquezas do inimigo com a habilidade "Spy".
Poo: O mais forte da equipe, ataques e defesa regulados, altos poderes psíquicos, inclusive a técnica Starstorm, a segunda melhor do jogo apenas atrás da PSI Rockin Omega de Ness, Poo também tem mais gosto por comida oriental, Hamburgers que curariam bastante do resto da equipe, curam menos dele.

As Dungeons
Cada um dos "Your Sanctuarys" tem uma dungeon, seja ela curta ou não, geralmente elas vem acompanhadas de outras dungeons antes de poder entrar no Your Sanctuary. As dungeons não tem quebra-cabeças, mas são recheadas de monstros e algumas são labirintos, os Bosses sempre são interessantes de se enfrentar, digo isso por que, nem todos são difíceis.


Os gráficos do jogo são no mínimo bonitos pra época, qual é? Vai dizer que eles não são no mínimo simpáticos? xD
O jogo também tinha um ser fotógrafo que tirava fotos á cada acontecimento importante, pedindo para que você dissesse "Fuzzy Pickles" na hora da foto. Eu nunca soube o que significa, até agora...

Conclusão

O jogo é muito agradável e bom em quase todos os aspectos. Ele é bom para novatos no gênero por ter sua facilidade no começo, e ainda sim um desafio para os veteranos por ter sua dificuldade no fim, coisa que nem todos os jogos seguem. O jogo tem dungeons e bosses desafiadores, boa história e bem aplicada ao jogo, controles simples, e uma ótima trilha sonora, os produtores estão de parabéns!
Nota: 10/10

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