quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Primeiro Post: Top 10 - Os melhores RPG's clássicos

        Olá caro sejaláquemestiverlendoisso leitor, estou aqui no meu primeiro post neste novo blog dedicado á fãs de RPG de todo o tipo, Dungeon Crawlers, RPG de aventura, etc... Porém, não vou incluir muito RPG's que apenas tem versões para PC, serão mais inclusos os para vídeo-games.

        E agora o que interessa, o Top 10... Aperte em "Mais informações". Só vou avisando que só estou contando os jogos da geração do PS1, N64 e Sega Saturn para baixo.

Esse top 10 é baseado em minha opinião.



10° Pokémon Red/Blue version
O jogo para GameBoy ainda em preto e branco (E eu pensando que o Pokémon Red era só vermelho) fizeram um tremendo sucesso entre os jovens, confirmando as continuações do título, esses jogos, junto com Pokémon Gold/Silver estão entre os jogos mais vendidos da história, e no gênero RPG, as versões Red, Blue e Yellow foram os jogos mais vendidos.

O jogo baseado em capturar os monstrinhos, conseguir as 8 insígnias vencendo os 8 líderes de ginásio e chegar á liga pokémon.
No jogo você podia usar 6 pokémons por vez, e guardar o resto nos PC's encontrados nos Centros Pokémon, cada Pokémon podia aprender apenas 4 habilidades por vez, sendo que se quisesse uma nova, teria de apagar outra. O nível máximo do jogo é 100, e a maioria esmagadora dos pokémons tinham evoluções por nível, assim mudavam de forma e ficavam mais fortes. Cada uma das duas versões tinha alguns pokémons que na outra não tinham, uma estratégia de market (que funcionou) para vender as duas, mas que também deixava o jogo mais divertido.

9° Final Fantasy Tactics
A mudança repentina de uma série de RPG baseada em turnos de forma ATB ser transformada em um jogo com estilo de jogabilidade que até lembra um tabuleiro de xadrez não foi fácil no inicio. No Final Fantasy Tactics você movia os personagens por um amplo campo de batalha, da onde só podem atacar uns aos outros com uma casa de distancia (ou seja, um na cola do outro, sendo que, algumas classes podiam atacar de uma distancia maior), o que tornava as batalhas mais difíceis.

 Apesar de todas as dificuldades com as mudanças, Final Fantasy Tactics acabou caindo no gosto do público e se tornou um clássico. Sem falar que alguns outros jogos da série herdaram este estilo de jogabilidade para si, como Final Fantasy XII - Revenant Wings (apesar de adotar mudanças).

8° The Legend of Zelda: Majora's Mask
Dentre todos os The Legend of Zelda, de longe, este é o menos infantil. O jogo como uma continuação de Zelda - Ocarina of Time, teve uma história mais sombria que a dos outros jogos, cenários com o contraste lá em baixo e músicas que ajudam muito nisto.

O jogo contava apenas com 4 dungeons, porém, com uma grande quantidade de missões extras, principalmente pelas mascaras, que eram 23, cada uma dispõem de uma utilidade diferente, e se tiver todas, pode ganhar a Fierce Deity's Mask. 

No jogo, Link está em Termina, um mundo existente apenas neste jogo dentre todos os Zeldas, e descobre que Skull Kid, um espírito brincalhão da floresta que está possuído pela Majora's Mask andou bagunçando este lugar. Porém, como Skull Kid irá fazer a Lua cair sobre Termina e destruí-la em 3 dias (sim, você leu bem), Link ainda não tem poder para vencer Skull Kid, ele terá que voltar no tempo frequentemente para ter tempo de juntar forças para vence-lo (o que reiniciava praticamente todo seu progresso no jogo, exceto músicas, mascaras, e equipamentos)


7° Dragon Quest VI

Entre a série Dragon Quest, posso considerar este como o segundo melhor. Com as ilustrações do nosso querido Akira Toriyama, conhecido por quase todos os seus personagens masculinos parecerem o Goku ser autor do anime mais famoso no Brasil, e em todo o mundo, Dragon Ball Z! Mas antes que eu escape do assunto, vamos voltar ao Dragon Quest...

Dragon Quest VI veio com gráficos realmente muito melhores que de seu antecessor, acontece que Dragon Quest V foi lançado no começo do SNES, e por conta disto, teve gráficos quase nada superiores aos de NES.

Em DQIV os personagens tinham estórias mais trabalhadas, não eram apenas guerreiros de classes que você compra numa taverna. O jogo por isso e por outros motivos tem a melhor estória de toda a séria em minha opinião; O personagem principal teve uma Amnésia, e quer descobrir quem é, e se junta a outros com o mesmo problema para descobrir da onde vieram, e o que são.

O jogo ficou BEM extenso, e por isso tinha várias Side-quests, eventos, e está entre os jogos com mais Boss Battles da franquia. O jogo é muito explorável, e está cheio de variedades nos transportes, nesta lista estão inclusos um navio flutuante, um tapete mágico, etc... E inclusive, um de meus primeiros RPG's, dos quais guardo muitas memorias de meus trágicos Game Overs...

6° Dragon Quest III
Ah, o que seria dos RPG's e da Square Enix se não fosse essa série, He he... 

Só de pesquisar o nome do jogo e dos personagens, já é possível perceber que esse jogo é o favorito entre os desenhistas de hentais...

Este jogo foi muito importante para o desenvolvimento da série, como um dos melhores dela, o jogo foi inovação por ser um dos poucos rpg's para vídeo-game da época. Ele contava com uma visão em primeira pessoa, apenas podendo ver o ataque nos inimigos.

O jogo tinha um sistema fácil de entender de certa forma não tinha muitos recursos que poderiam ser complicados, mas claro, como todo que se preze, não é fácil.

Como um rpg das antigas, já ouvi muitos reclamarem do jogo e de seu estilo de jogo complexo quando se deve avançar na história, por exemplo: Você acaba de começar o jogo, não sabe onde deve ir, então explora uma área mais avançada que devia, por consequência, vários monstros de nível bem superior o surpreendem, lhe levando á uma morte desnecessária, coisa comum entre iniciantes no gênero, que jogam mais os rpg's novos que ganharam um nível de dificuldade bem mais baixo, jogar um do início dos RPG's assim se cara realmente não é uma boa.

No jogo o sistema das Small Medals foi implantado pela primeira vez, funcionava da seguinte forma: Se juntar muitas, você poderia trocar por itens ou equipamentos raros.

Ainda gostaria de mencionar que esse maravilindo jogo teve um anime muito fiel á seu enredo, Fly, o pequeno guerreiro.

5° Final Fantasy IV

Com certeza, Final Fantasy IV merecia um lugar aqui. Por que? A praça é nossa O jogo foi o primeiro a desenvolver a história do jogo elevando-a á um nível mais importante. As lutas tinham mais a ver com a história, coisa que nos títulos anteriores nem sempre seguiam. A história, boa apesar de tudo, acompanha bem o jogo aqui, e por isso não temos o sistema de Job, ou seja, de poder escolher as classes de cada um dos personagens, tornando-os dispensáveis para a história.

Apesar dos ótimos compositores, músicas boas aqui estavam em falta. Raramente as músicas são boas e, na maioria dos casos, você mal liga para elas.

As batalhas eram boas, necessitavam bem mais de estratégia que as demais dos jogos anteriores, e que não deixavam a história de lado. Com certeza um jogo muito bom, mas que com a cooperação melhor nas músicas que Uematsu poderia compor ajudariam a subir sua qualidade e estar entre os primeiros.

4° Earthbound

EarthBound também conhecido como Mother 2, foi um rpg do Super Nintendo que ganhou fama graças á ter a característica de brincar com coisas da cultura americana dos anos 90, como abduções e poderes paranormais, que claro, poderiam ser usados em batalhas, com inúmeros efeitos, inclusive depois de usá-los, por exemplo: Rodadas depois de você usar uma PSI (habilidade Psíquica) que mexe com a mente do inimigo, como por exemplo Hypnosis (me corrijam se estiver errado...) pode deixar o inimigo confuso. No jogo você tinha uma visão apenas dos monstros, assim como muitos rpgs da época, não se tinha uma visão de todos os personagens.

No jogo, Ness é um garoto comum, que vivia com sua mãe, quando um dia, um meteoro caiu perto da casa de Ness, da onde saiu um inseto que lhe deu super-poderes psíquicos para enfrentar Giygas, um monstro que tem tanto poder maléfico, que ele destruiu seu corpo.


3° Chrono Trigger

Chrono Trigger dispõem de vários sistemas inovadores para a época, Magias de combinações duplas e triplas, sistema de XP mais prático, batalhas dinâmicas e que, diferente da maioria dos RPG's da época, não eram aleatórias, já eram posicionados os monstros, ao chegar na área aonde o monstro está, ou encostar nele, a batalha começa! 
O jogo também tinha as famosas dungeons, com direito a puzzles e batalhas cada vez mais difíceis.
A parte sonora do jogo não decepcionava, as músicas sempre no contexto certo, não enjoavam.
Quanto a história, não preciso nem comentar, a história é ótima, digna de um jogo desses.

Por bem pouco esse jogo não ficou em segundo...

2°Final Fantasy VII

O jogo contia muitos novos sistemas de batalhas, e de magias, agora foi adotado o sistema de Materias, algumas davam status, outras magias, algumas juntas de outras tinham efeitos diferentes nos personagens (entre muitas outras coisas, o sistema de materias é meio complicado), o número de espaços para materias era definido pelo equipamento. Também tinham os Limits, ao levar muito dano o personagem podia usar uma habilidade especial, geralmente de dano, mas também tinham as de Buffs e de cura, entre outras.
A história do jogo apesar de um pouco complexa, era boa, tanto que fizeram um filme para o jogo (Final Fantasy VII - Advent Children), e digamos que foi fiel o bastante.
A trilha sonora era memorável. Quem não se lembra da músiquinha que tocava ao fim de cada batalha?
Apesar de tudo isso, esse jogo tem alguns pequenos erros que não o deixariam se equiparar com o 1° da lista, como por exemplo o sistema de batalhas aleatórias, a demora nos Summon e a falta de uma explicação do sistema de materias.

1° The Legend of Zelda - Ocarina of Time
Apesar do Nintendo Sixty Four ter pouco público por conta de usar cartuchos invés da mídia de CDs podendo armazenar muito pouco, Zelda OOT superou tudo isso e mostrou para que veio. O jogo tinha uma das melhores histórias que poderia ter, uma jogabilidade impressionante, fácil controle de câmera, trilha sonora infalível, quebra-cabeças e dungeons desafiadoras, e deslumbrantes batalhas contra bosses. Seria difícil dizer tudo o que este jogo oferece num pequeno texto, mas vamos lá...

O jogo conta a história de Link, um garoto que mora na floresta com os Kokiris, mas não é muito bem aceito por eles, pois todos sabem que ele não é um Kokiri, então a Árvore Deku decide chama-lo para ajudá-la e para isso, envia a fada Navi para ser sua companheiro nisto. Juntos os dois vão atrás de parar o Rei das trevas, Gannondorf.

Como dito na história, Navi, a fada, estaria sempre por aí ajudando Link, porém para isso ela não era tão amigável... As vezes até xingava, e suas informações nem sempre eram tão úteis... De todo o modo, ela ajudava no Z-Targeting, um sistema de câmera muito eficiente, muito útil das batalhas, não tirava seu inimigo da mira, e deixava muito mais fácil o uso de ataques á longa distancia.

O jogo era acompanhado de quebra cabeças dos mais difíceis aos fáceis, uma grande quantidade de side-quests, cutscenes antes das boss-battles que eram de tremer as canelas, e as músicas ajudavam neste papel. Por falar em música, no Zelda OOT também se podia tocar muitas das músicas dos locais onde aprendíamos elas, com uma Ocarina (instrumento que provavelmente você nunca ouviu falar), existiam as músicas com inúmeros efeitos, outras te teleportavam para o início de cada templo, cada uma exercia de um papel, mas com certeza a favorita entre a maioria era a Saria Song! xD

Essa merece música...


Finalizar uma imagem aqui... Não levem á mal não.

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